terça-feira, 16 de agosto de 2016

Boas ações existem nos pequenos gestos também!

Uma vez fiz um vídeo sobre a fome e me surpreendeu a quantidade de comentários do tipo: "Sim fazer filminho resolve o problema"; "Palavras bonitas, mas, são apenas palavras"; "Vou na sua casa almoçar então"; etc etc etc
Desde que me entendo por gente, sempre me expressei de forma artística. No começo eram as tintas guaches que davam o colorido do sentimento, com o tempo, a escrita e mais tarde o audiovisual.
Fazer boas ações é extremamente importante, mas, acredito que boas ações tem várias facetas. 
Posso não me juntar a uma ONG, contudo, realizo atos diversificados aqui e ali. Visita a instituições; completar a conta de um estranho no supermercado; ser educada sempre; pagar uma refeição pra alguém; servir de ombro amigo para um estranho na fila do banco... E as boas ações que mais valorizo, são aquelas que fazemos pelas pessoas do nosso convívio também. Fazer algo por alguém que não conhecemos é relativamente mais fácil, afinal não sabemos das suas falhas de caráter, entretanto estender a mão para quem sabemos dos defeitos é um ato de muito mais esforço. 
Aquele amigo que só te procura quando precisa e mesmo assim você vai lá ajudar ele na mudança, não é uma ação qualquer. Envolve engolir o orgulho. 
O parente que só aparece quando tem festa e só sabe fazer comentários vazios ou maldosos a respeito de como você vive sua vida e no dia que fica doente, você vai lá preparar uma sopa e até limpar a casa pra ele, não é uma atitude simples, envolve coragem e abnegação. 
Posso não eliminar a fome na Africa, entretanto minhas boas ações, as quais menciono agora e somente agora, em defesa, em explicação; afinal, se você não é uma instituição de caridade ou realmente trabalha em uma, acho feio ficar se gabando do que você faz de bom; são realizadas no dia a dia, para estranhos e conhecidos.
E fazer vídeos e escrever faz parte dessas ações. Já toquei e fui tocada através de palavras e imagens. 
Através de palavras, Hitler moveu multidões para o mal; Orson Welles convenceu milhares que a Terra estava sendo invadida por aliens; Mandela deu coragem para que as pessoas buscassem seus direitos; Chico Xavier trouxe paz para muita gente... Grande arma, as palavras.
Então sim, fazer um vídeo sobre a fome, também tem sua validade, pode não levar um prato direto as mãos de alguém, entretanto pode motivar, pode tocar e porque não deixar alguém agradecido pelo que tem. Boas ações não são apenas as clássicas, elas estão presentes nos pequenos gestos também, basta você colocar um olhar menos exigente. 





Nenhum comentário:

Postar um comentário